Minha lista de blogs

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Um Convite Especial

Alívio para os sobrecarregados


Mateus - 11 - 28 : 30
"Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e EU vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-20))

Introdução:
No início desta narrativa Jesus faz 3 declarações importantes:
1) A simplicidade de Deus em se revelar aos humildes (v.25-26)
2) Ele diz ter toda a Autoridade
3) Ele é o único capaz de revelar Deus (v. 27)

E logo após estas declarações Ele faz O convite que ninguém, nunca, pôde fazer. Era um convite único.

Irmãos, vivemos uma época em que a cada dia é mais fácil encontrarmos pessoas sobrecarregadas. Pessoas que levam um fardo. Alguns de nós somos capazes de suportar determinadas circunstâncias, enquanto outras pessoas cedem mais facilmente. Alguns são capazes de ouvir certas palavras outros não.

A realidade é que TODOS TÊM UM LIMITE DE CARGA.
Chega um momento em que aquilo que sobrecarrega, é demais. A pessoa vai levando, suportando até que um dia não agüenta mais, e cansa, desiste ou então muitas vezes deseja jogar tudo para cima.

E são vários os problemas que sobrecarrega a humanidade:

Problemas Familiares – é a rotina de uma casa em conflito. Relacionamento conjugal.

Problemas Financeiros - Daí surge às pressões, perde-se o sono.

Problemas Espirituais - São pessoas que não sabem a origem de tantos problemas e sensações estranhas.

Infelizmente nem todos recorrem a Cristo para aliviarem sua sobrecarga. Alguns chegam a tentar o suicídio. Já outros simplesmente se entregam ao acaso.
Mas Jesus é aquele que pode nos aliviar; que faz descansar a nossa alma; Ele pode mudar a rotina de derrota e desânimo que impera na vida do homem.


Vamos ver alguns detalhes importantes no convite de Jesus:
É UM CONVITE DIRECIONADO A ELE MESMO. (v. 28)
"Vinde a MIM" - Jesus não aponta para outro. Não existem outras pessoas, não existem filosofias, nem pensamento positivo que aliviam a alma, por isso diz: "Vinde a MIM" - À minha pessoa, às minhas palavras. Ele não recomenda mais dinheiro, uma casa nova, fama, prazer, não indica outro tratamento.
Ele é o único capaz de dizer: Vinde a mim e EU mesmo vou aliviar.


É UM CONVITE QUE EXPRESSA A VONTADE DE DEUS (v. 28b)
Nos momentos de dificuldade em que nos sentimos incapazes. Somos tentados a pensar que Deus desistiu de nós. Isso é mentira. Deus nos ama e jamais desistirá de nós.

O convite de Jesus mostra o interesse de Deus em alcançar as pessoas. A Bíblia diz que "Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade"1Tm 2:4

É UM CONVITE FEITO A TODOS (v. 28)
Esse "todos", significa que ninguém fica esquecido, Ele não tem preferência. Não faz acepção a partir de sobrenomes, títulos, cargos. O homem pode ter o brasão que for, precisa de Jesus.

Esse "todos" inclui os indesejáveis, aqueles que um dia ouviu de alguém: eu desisto de você. Sabe o Senhor não desiste de ninguém.

O CONVITE É FEITO PARA ATENDER A INDIVIDUALIDADE DE CADA UM. (v.28)

Ele conhece tua dor, o que te sobrecarga, teus anseios, tua espera. Sabe tudo a teu respeito. Nem você mesmo se conhece como Ele. Existem coisas sobre sua vida que você esqueceu, Ele não.
Mateus não foi capaz de registrar os problemas dos ouvintes, mas Jesus sabia da necessidade do povo. Porque quando ele olha para o homem os seus olhos invade a alma.

É UM CONVITE QUE OFERECE APRENDIZADO (v. 29-30)

Jesus oferece aprendizado de vida. "Aprendei de mim..." Venha aprender a viver; aprender a caminhar; aprender a ser manso e humilde de coração.

Quando aprendemos a viver como nos orienta Jesus, lançamos sobre Ele nossa ansiedade, porque tem cuidado de nós.

JESUS É A PRINCIPAL FONTE DE DESCANSO. Ele oferece esperança para cada um de nós nesta noite. AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário