Minha lista de blogs

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

2010 o Ano da Colheita


EM 2010 CORRA BEM, COM DETERMINAÇÃO E PROPÓSITO
(Filipenses 3: 12 a 14 – I Corintios 9: 24 A 27)

INTRODUÇÃO

Irmãos, o autor deste texto faz algumas recomendações com relação à chegada de mais um ano e ele procura mostrar as conseqüências de focalizar o passado, aqueles momentos que vivemos que certamente no ano novo apontamos. Muitas vezes ficamos cheios de expectativas e desejosos que o ano novo seja o ano da bênção, da vitória, esperamos alcançar o que não foi possível realizar no ano passado.
Isso acontece ou não?
Com base no livro de Filipenses, a primeira recomendação que o autor faz é:

1ª Recomendação: NÃO FICAR FOCALIZANDO O PASSADO

LEITURA (Filipenses 3: 12, 13,14)
12.“Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
13. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,
14. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Esquecendo-me das cousas que para trás ficam
Não adianta eu querer viver no ano seguinte as glórias do passado!
Ah, se eu pudesse voltar no tempo! Houve tempos melhores em minha vida! Se eu tivesse feito de outra forma... Tinha tudo para dar certo... Muitas vezes lamentamos o que não foi conquistado, o que ficou no meio do caminho, aquilo que quase deu certo. Alguns costumam até viver de lembranças.
Há quem diz: “Ah, se Deus tivesse me ajudado”... Querem até culpar Deus pelas decepções!

Quando focalizamos o passado é porque falta iniciarmos o dia exercitando a nossa fé, crendo que o dia de hoje pode ser diferente e o amanhã poderá ser ainda melhor.
O inimigo na sua arte de gerar a confusão nas emoções da humanidade, ele procura levar a pessoa a focalizar o passado, a nunca se esquecer das coisas que para traz ficaram e até mesmo insistir naquilo que pode ser algo que atende ao nosso desejo, mas que contraria a vontade de Deus. Muitos procedimentos precisam ser observados com muita sabedoria para que não haja efeitos negativos no futuro, nos afastando do caminho certo, desviando-nos do nosso alvo e interrompendo a obra que o Senhor poderá realizar na nossa vida. Queremos que Deus abra as portas e nos dê oportunidades no novo ano, mas, quem sabe ele também esteja esperando que abramos o nosso coração e deixemos que ele opere em nós (Ap.3.20).


2ª Recomendação: - É PARA FRENTE QUE SE ANDA!

“… e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo.” (Filipenses 3.13-14) Paulo recomenda prosseguir, olhar para frente. Deixe o passado para trás, acredite que este é o seu tempo, agora é a sua vez, esta é a sua hora!

Veja o que diz (Isaias 43:18) “Não considerei as coisas passadas.”
Precisamos tomar cuidado, porque o nosso inimigo está sempre procurando nos induzir a olhar para o passado a fim de impedir que o nosso alvo seja alcançado, que a nossa fé cresça, e que a gente venha confiar em Deus acerca do presente e do futuro! Quando olhamos para o passado muitas vezes as lembranças vêm acompanhada com as murmurações.
Isso aconteceu quando o povo de Deus caminhava pelo deserto e no momento em que faltou o alimento, o tempo que eles viveram no Egito foi logo considerado como tempo bom, de fartura! Vamos conferir. (Êxodo 16: 3)
Ainda em (êxodo 16: 11, 12) vamos ver o que diz.
Vemos aqui o Senhor se revelando ao seu povo, como o Deus da providência. Aquele que supre as necessidades dos seus filhos no tempo presente e no futuro.
Em versículos anteriores Moisés fala para o povo: “À tarde, sabereis que o Senhor vos tirou do Egito, e amanhã vereis a glória do Senhor”... (Ex. 16:6,7) Foram tempos difíceis para o povo de Israel, mas em todo tempo o Senhor provou que estava com eles.

À medida que o cristão desvia seus olhos do ano que não correspondeu as suas expectativas, que foi marcado por tristezas, tribulações, adversidades, perdas, e direciona para o seu alvo confiante que o Deus de todas as possibilidades está com ele, a pesar do ano ruim, ele prossegue declarando o que o apóstolo Paulo disse na carta aos Filipenses:
“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a padecer necessidade.
“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (V. 4:12, 13)
Em outras palavras, Paulo sabia viver quando tinha muito e quando não tinha nada. Ele sabia viver em qualquer situação.
Infelizmente muitos têm enfraquecido na fé e não tem prosseguido porque não sabem glorificar a Deus quando a coisa está feia! Nada vai bem continue sendo fiel ao Senhor, declarando “eu sei em quem tenho crido”. Nada está bom, mas eu sei que Deus vai me dar vitória. Eu não vou sofrer o tempo todo. A situação é adversa? Deus pode mudar.

(Deuteronômio 17.16) Qual foi a recomendação do Senhor? “Nunca mais voltareis por este caminho…”
EXISTEM ESTRADAS:
a) DE MÃO DUPLA - Que se pode ir e vir…
b) DE MÃO ÚNICA - Que se deve apenas ir, nunca voltar! Se você volta por ela, estará vindo na contramão, correndo grande perigo de se acidentar!
Assim é a vida do cristão, uma estrada de mão única! Onde os nossos anos consistem em correr bem, com determinação e propósito sempre olhando para frente, sempre buscando o alvo, olhando para Jesus o autor e consumador da nossa fé. O caminho que fica para trás se fecha, não dá mais para ser percorrido!
Tentar voltar pelo caminho do tempo é querer fazer a contramão da história! Com certeza não dará certo, e haverá conseqüências!

“Lembrai-vos da mulher de Ló”. (Lucas 17:32)
O que houve quando ela olhou para trás?
Os anjos disseram para Ló e sua família sair da cidade e não olhar para trás. Sodoma e Gomorra iam ser destruídas por causa do pecado de seus moradores . Certamente a mulher de Ló tinha laços profundo com o que ela deixou para trás. E como conseqüência de se voltar ao passado, de desobedecer a ordem de Deus ela virou uma estátua de sal.

3ª Recomendação - CORTE OS LAÇOS QUE LHE PRENDEM AO PASSADO!

Sabe o que aconteceu com Eliseu? Ele foi chamado para ser Profeta; ele tinha diante dele um novo caminho. Mas a sua mente ficava lembrando da herança que recebeu de seu pai… Então, para não ser tentado a desistir e voltar atrás, ele foi a casa do pai e queimou os bois que recebeu de herança, e depois foi servir ao Senhor! (1 Rs 19.19-21)

4ª Recomendação - CORRER BEM, COM DETERMINAÇÃO E PROPÓSITO
I Coríntios 9.24-27.
24. “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.
26. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.
27. “Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo a escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”

Paulo recorre ao conhecimento que os seus leitores tinham dos Jogos, que se realizavam a cada 2 anos, próximo a cidade de Corinto, para fazer uma analogia entre as provas de atletismo olímpicas e a carreira da fé cristã.
Para ser vencedor o atleta precisa treinar diligentemente, e até mesmo se submeter a certos sacrifícios… Paulo diz: “esmurro o meu corpo, e o reduzo a escravidão”… Paulo quer dizer que para obter vitória é preciso superar as fraquezas, é preciso ter renúncia, determinação.
“Assim corro também eu…” Na corrida da vida, precisamos ter metas saber aonde desejamos chegar, e lutar para alcançar o nosso alvo.
Para que o ano novo seja o “Ano da Colheita”, da vitória, defina logo seus alvos, e inicie agora mesmo a sua caminhada!
O Apóstolo prossegue, dizendo: “não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.”
Lembre-se: Você precisa acertar o alvo! Então mire bem!
Quando um lutador de boxe desfere golpes no ar, perde muito! Gasta inutilmente energia preciosa que poderá lhe faltar durante a luta; se desequilibra, correndo o risco de ser atingido pelo adversário, e cair; deixa de atingir o alvo…
É PRECISO CORRER BEM, COM DETERMINAÇÃO E PROPÓSITO! Muitas vezes, o que falta para termos um ano de vitória, é coragem para encarar a realidade dos fatos, e para ir à luta! Não focalize o passado, mas creia verdadeiramente em Deus para o tempo presente. Aprenda a confiar em Deus para hoje, para o aqui e agora!

MUITOS NÃO CONHECEM A VONTADE DE DEUS, NÃO SABEM SE DEUS QUER… Dizem: “eu sei que tu podes, mas não sei se tu queres.”! Neste novo ano, disponha-se a ler mais a Bíblia, porque ela é a Palavra de Deus, e revela o Plano de Deus para a sua vida!
Você verificará na leitura da Palavra que a vontade de Deus para nós é: “boa, agradável e perfeita”, que Ele quer o seu bem, e a sua vitória! Ele quer lhe dar vida abundante! Creia nas promessas bíblicas e tome posse para a sua vida hoje!
Conheça o seu Deu

Nenhum comentário:

Postar um comentário